terça-feira, 29 de maio de 2012

Cultivar Esfagno Sphagnum


Esfagno ou Sphagnum



1- Esfagno "pode ser seco, ele renasce =D"
2- Argila expandida, se encontrar
3- Vaso plástico
4 - Areia de construção ou quartz (bem lavada)


O Esfagno ou Sphagnum é muito utilizado na cultura de Plantas Carnivoras (e não só, também nas orquídeas por exemplo). Mas não é muito fácil de comprar (encontrar à venda).

É uma espécies protegida, a sua recolha é estritamente proibida.

As "turfeiras" e todo o seu eco sistema dependem directamente do esfagno e esta "planta" é de crescimento muito, muito, lento. Vário séculos são necessários para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de outras plantas (incluindo as plantas carnivoras) nessas "turfeiras".

Se é ilegal a sua recolha, como é que se consegue encontrar à venda?

Bem, primeiro, muitas coisas ilegais se encontram à venda na internet :) por isso tente verificar que a loja que lho vende é credível, não compre se têm dúvidas da sua origem (pergunte antes de comprar). Muito embora existem países onde a sua recolha e exploração é permitida mediante uma licença estatal. Num artigo dedicado à "turfa loira" irei falar mais sobre o assunto. Será certamente o esfagno que provem de "quintas" com licença de exploração que irá comprar. 

Também é possível obter Sphagnum comprando plantas carnivoras online, muitos vendedores envolvem as raízes em esfagno vivo em vez das enviar com vaso.

Resumindo, NUNCA recolha esfagno na natureza! (alias, como qualquer plantas carnivora)
Existe Esfagno no Brasil? Sim, existe.

O melhor é comprar a "cultivadores", pessoas que mantêm esfagno em casa e o vendem. Ou melhor, trocam por alguma plantas carnivora :)
E depois utilizar este passo a passo para o cultivar e nunca mais ter de comprar.

Cortar o Esfagno Sphagnum

Este é um método muito simples, que permite obter grandes quantidades de esfagno. Irei abordar outros métodos noutros artigos.

Deve simplesmente começar por colocar argila expandida no fundo do vaso. Isso irá permitir "regar" muito mais facilmente, sobretudo, não ter  o esfagno empapados de água (podendo apodrecer). A areia irá criar um "suporte" úmido onde o esfagno se vai desenvolver.

Pegue o vaso coloque 2 Cm de argila expandida. De seguida coloque simplesmente 1 Cm de areia. A areia deve estar previamente "úmida". Vaporize.


De seguida, corte o esfagno como se estivesse a cortar caldo verde :) Não tem que ser muito fino, mas pode cortar bastante.

Coloque o esfagno cortado por cima da areia e vaporize "com força", até o esfagno estar "colado" à areia

Encha o vaso com água da chuva (destilada/osmose) até que fique com 2 Cm de água (a altura da argila). Coloque a tampa e deixe uma abertura.
Deve colocar a estufa num locar luminoso, mas nunca ter sol directo, a temperatura dentro da estufa não deve ser muito elevada, abaixo dos 25ºC está ótimo. 

No inicio, para tentar "forçar" o desenvolvimento, pode colocar lâmpadas em cima da estufa (durante uns 30 dias ou até verificar que o esfagno está a nascer). Utilize uma caixa de cartão como "chapéu" e no interior duas lâmpadas económicas 40W - 6500K, 14 horas por dia. 

30 dias depois

O esfagno ou Sphagnum cresce muito lentamente no inicio, verá que depois de estar estabelecido, o crescimento é muito mais rápido.

            Umas semanas depois já deve poder observar o esfagno a tentar mostrar um verdinho :)

Não desanime se depois de 30 dias ele não mostrar sinais evidentes de retoma, deixe ficar mais tempo.

              

90 dias depois
A partir daqui ele irá crescer muito mais rápido.


Passado algum tempo, o esfagno começa a formar a sua "cabeça" caracteristica, com uns "bigodes" :)


Durante este cultivo é muito frequente encontrar outras plantas, incluindo plantas carnívoras. Droseras por exemplo, que tenham deixado semente no esfagno que compramos. Ou outro tipo de plantas, como estas "ervas" que ainda não consegui identificar, mas que ficam muito bem ao lado das plantas carnivoras :)
Pode observar na imagem da esquerda, as que retirei do cultivo e uma que já cresceu num vaso. Pode ver que a drosera rotundifolia e umas utricularias gostam da companhia :)                    

                                    
  




5 comentários:

  1. Todas as dúvidas serão respondidas aqui nos comentarios

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não consegui ver as fotos, estou com um punhado em casa e cheia de dúvidas...

    ResponderExcluir
  4. gostaria de comprar o sphagnum para cultivar, alguem tem para vender?

    ResponderExcluir

diHITT - Notícias