sábado, 12 de maio de 2012

Lá vem os problema

Mal chegou e já tenho dor de cabeça


  Eu tava doido para ver minha pc comendo um inseto, porém ja tinha se passado alguns dias que eu a tinha comprado e ela não tinha pego nada, mesmo deixando ela no quintal, até que eu tive uma ideia, coloquei elas bem próximas ao cocô do meu cachorro, pois é aonde costuma dar moscas, e sai pra trabalhar, quando eu voltei percebi que meu plano deu certo, minha Dionaea tinha capturado 3 moscas, adorei ver isso apesar de meio nojento garantiu o alimento dela por um bom tempo,  eu crio planta e não insetos, a mosca que se dane ué, lei da natureza.

  Como já contei comprei a minha Dionaea em uma floricultura, o problema é que ela estava em um substrato que não é o ideal para ela, faria ela morrer dentro de poucos meses, sendo assim eu precisava fazer alguma coisa, mais especificamente um transplante =( , porém alem de ser um processo muito traumático para a planta, eu nunca tinha feito nada parecido, mas eu precisava fazer logo isso pra saúde dela, tinha que remover totalmente ela do substrato que ela estava para o substrato correto, mas como fazer isso?

  Pesquisei, fiquei com medo de matar a planta, porém era preciso arriscar, pesquisei na net, vi alguns vídeos no youtube, lá não achei nenhum vídeo de um transplante total de substrato, apenas de vaso, o que é bem mais fácil, apenas obtive ajuda de algumas pessoas em um fórum me dando dicas, mas a imagem vale mais que mil palavras não é mesmo? essa eu não tinha... mas tomei coragem e fiz.

  Vou contar como fiz, do jeito que me ensinaram, com uma mão fiz em forma de concha e com a outra peguei o vaso e virei ele na minha mão, saiu todo o substrato em formato do vaso com a planta preso nele, peguei a planta e coloquei ela em um balde com água soltando todo e qualquer resto do antigo substrato que estava preso na planta tomando muito cuidado com a raiz, deu uma peninha ver ela fechando todas as armadilhas à toa, e rapidamente coloquei ela em outro vaso que eu já tinha  preparado com 75% sphagnum e 25% pó de coco fiz um buraco no meio e encaixei a planta, reguei bem e agora ela já esta prontinha em outro vaso, já fazem 4 dias que fiz isso, segue a foto dela de hoje, algumas folhas estão apodrecendo o que é normal, mas tem novas armadilhas crescendo como podem ver


Espero que ela sobreviva a esse trauma, agora como podem ver ja plantada no sphagnum, as armadilhas que estão fechadas, estão com insetos dentro que foram capturados antes do transplante, podem ver que estão gordinhas ^^ e essas que estão abertas foram as que fecharam quando coloquei ela na água, irei colocando minhas experiências quase que diariamente com as pc's aqui no blog, para ajudar quem estiver começando assim como eu.


2 comentários:

  1. obrigada pela dica, estava morrendo de medo de fazer o transplante de vaso,agora ja me sinto mais confiante....^_^

    ResponderExcluir
  2. Estou usando substrato de orquídea na minha carnivora da certo ou não

    ResponderExcluir

diHITT - Notícias