terça-feira, 12 de junho de 2012

Plantas Carnivoras - 5 cuidados básicos


As plantas carnívoras, nomeada pela a capacidade de digerir insetos, são muito populares estes dias. A dionéia por ser a mais popular e ter recebido muitas perguntas sobre os cuidados básicos a serem tomadas com essas plantas, assim que eu preparei uma lista de cinco coisas que você deve saber para cuidar de suas plantas da melhor maneira possível.
Lembre-se que é uma visão geral, cada espécie requer um cuidado diferente, mas para iniciantes este guia será suficiente para manter viva * quase * qualquer planta carnívora.

1) Alimentos (Alimentação)


Com o que eu devo alimentar a minha planta carnívora? NADA Como posso dar os meus insetos as plantas carnívoras? NÃO DÊ.
As plantas carnívoras "come" insetos para obter alguns nutrientes que não estão disponíveis em seu habitat natural (compostos principalmente de nitrogênio), mas quando os temos em vasos NÃO PRECISA DE "COMER".
Se você a forçar a comer poder haver danos e até mesmo intoxicalas, por mais que você tenha muita curiosidade e vontade de ver elas "atacarem" insetos, é melhor se controlar, não dê a elas.
Se você quiser ver elas em ação o melhor que você pode fazer é esperar pacientemente por si só apanharem alguma coisa. 

2) Sphagnum (substrato)


Peat moss es el mejor sustrato para la mayoría de plantas carnívoras


>
Melhor usar um tipo especial de terra conhecida como Peat Moss é feita de uma espécie de musgo conhecidos como Sphagnum ou Esfagno, este tipo de substrato também é usado em Orquideas, você pode obte-los em lojas de orquideas procurando como musgo e é o melhor que você pode colocar para que sua planta cresça saudável.

Você também pode utilizar substratos misturados, Sphagnum + areia bem lavada, ou Sphagnum + fibra de coco, São excelentes paras as carnívoras.

Na natureza, estas plantas vivem em áreas pantanosas (a maioria) onde o solo é pobre e tem acidez elevada.  Algumas vivem em áreas com solos argilosos e ácido também.
O fertilizantes pode prejudicar a sua planta carnívora, não use nada disso.
3) O sol e a luz
La luz solar directa le da color, pero puede dañarla
A luz solar direta dá cor, mas pode danificar
Você deve por uma hora ou duas (aproximadamente) a cada dia no sol para ter mais cor e ficar mais atraente aos insetos.
Se você notar que as folhas começam a ficar marrom ou preto mais rápido que o normal, elas podem estar recebendo muito sol e estão queimando, altere elas de lugar até encontrar o ideal, cada casa é diferente.
A quantidade de sol a sua planta precisa ser diferente em cada região, porque se você se lembrar de suas aulas de geografia no ensino fundamental, os raios do sol atingem a Terra em diferentes ângulos.
4) Água e Umidade (Irrigação)
Riega por bandeja sin inundar las raíces
Irrigado por inundação bandeja sem raízes
Planta carnívora idealmente deve usar água destilada, comprar pode ser caro, se você tem ar condicionado você pode usar a água pingando dele (é destilada).
A melhor Agua para as Plantas Carnívoras é a água da chuva, pois é a que ela recebe em seu habitat natural, então quando comecar a chover, é bom colocar as vasilhas para capturar a chuva.
Não usar água da torneira, pois geralmente tem muitos sais dissolvidos que, eventualmente pode envenenar suas plantas. Se for usar essa água, deixe repousar antes por 48h em um recipiente sem tampa, ai sim depois você usa-las sem problemas
A melhor maneira de regá-las é colocar uma pequeno pratinho com água no vaso, para que o substrato seja mantido úmido por mais tempo, mas certifique-se que não está submerso na água, pois poderia causar podridão. 
5) Conhecer sua Planta
Conoce a tu planta para cuidarla mejor

É importante informar-se sobre as necessidades de suas plantas, cada espécie requer uma série de fatores que variam a partir das origens gerais.

Talvez a famosa dionéia (Dionaea muscipula) e Droseras (conhecido como Sundew, sundew, em Inglês) são as espécies mais populares, mas outros tipos de plantas insetívoras, como Pinguicula (que aparentemente diversificou no México) as Sarracenias ou Nepenthes. Com este mini-guia pode cuidar de tudo isso de uma forma básica.
Você não precisa de um higrômetro ou termômetro para se certificar que elas estão bem, apenas aprender a conhecer e, gradualmente, você vai perceber quando algo não está certo.

25 comentários:

  1. mto bom! obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Bom, Adorei o blog!!!
    Preciso de uma ajuda...
    Tinha uma formiga subindo o vasinho da minha plantinha...
    Quando eu olhei, rápido alguma coisa parecida com um tecido entrou junto com a formiga dentro da boca dela...Se for um tecido ela pode morrer???

    Obrigadaa!! (me respondam)!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, nunca ouvi falar disso, como ele foi parar la? mas rlx nao vai fazer mal a ela (eu acho) pq oq cai la dentro ela nao sabe se é comida, ela fecha e prova, se nao for ela abre de novo, mas como tem um inseto junto, ela pode começar a soltar o suco gastrico por causa do inseto, nao sei se pode soltar a tinta do tecido, mas oq pode acontecer e apodrecer aquela armadilha, e se acontecer isso vc simplesmente corta fora e pronto, a planta em si continua numa boa

      Excluir
  3. adorei as dicas, gostaria de saber se conforme o crescimento da planta, temos que ir trocando d vaso.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao precisa, quando vc perceber que nao tem mais pra onde as armadilhas crescerem, ai sim ta na hora de trocar de vaso, fora isso nao

      Excluir
  4. preciso de ajuda, minha planta carnívora capturou duas formigas e cada armadilha que capturou uma formiga, morreu, ficou com a cor estranha de tipo fita gomada, e tem outra boca que pegou uma formiguinha e n aconteceu o mesmo, devo me preocupa r com essa outra boca? me ajudeem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. formiga em 90% dos casos faz a armadilha morrer, aconselho a nao deixar a planta em local onde tenha mt formiga, pois elas deixam um liquido apos serem mortas que é fatal para a armadilha, fique calmo, corte com uma tesoura a armadilha q morreu e remova do vaso, a formiga so mata a armadilha e nao a planta, feliz natal e boa sorte

      Excluir
  5. Minha planta pega os insetos mas depois de um tempo solta-os,devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao, relaxa, nao se preocupe com a alimentacao dela, ela sabe se virar, se preocupe com a agua, sol, substrato

      Excluir
  6. comprei uma nephentes omtem e cada jarrinho tem pelo menos 1 ou 2 insetos,a maioria tem 3 ou 4,ela tem 8 jarrinhos,o que devo fazer para ela pegar bem o sol sem que os meus cachorros destruam ela.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor neh, como eu vo saber se nao te conheco ou sua casa? coloque em algum lugar fora do alcance deles, TAO OBVIO, mas se eles comerem, relaxa, nao sao venenosas

      Excluir
  7. Oi! Eu acabei de comprar uma dioneia, e ela é bem pequenininha, do tamanho de um polegar, e queria saber, se ela vai crescer mais do que isso. Obrigada desde já! :D

    ResponderExcluir
  8. sim cresce bem mais, fique calma é assim msm

    ResponderExcluir
  9. Ola pessoal alguem poderia me ajudar ??
    eu não achei agua destilada pra comprar a unica q eu achei foi agua bi-desmineralizada q naum tem cloro sais minerais nd do tipo, mas tambem não tem nenhum vitaminas nd eu gostaria de saber se posso colocar pra planta se alguem puder me ajudar agradeceria muito.
    Minha planta carnivora he da especie Dionaea Muscipula
    Desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, vc nao achou AGUA DESTILADA?
      sabe o que é pelo menos?
      CACHAÇA.. GORÓ.. PINGA..
      se vc nunca viu uma garrafa de 51.. sinto mto..

      Excluir
    2. Vou fingir que não li isso.

      Excluir
  10. Posso planta em terra simples ou tem alguma coisa especifica pra planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA!!!!!! SE FIZER ISSO ELA MORRE. TEM QUE SER EM ABSTRATO

      Excluir
  11. Olá pessoal, a verdade é que a maior parte das orquídeas acaba morrendo ou não dando flores por causa de erros bastante simples do cultivador, mas eu descobri um método para transformar as orquideas do seu jardim em orquideas lindas de exposição. Com alguns segredinhos e seguindo um passo-a-passo elas ficam lindas, quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: julianoqui@inglesaulas.com

    ResponderExcluir
  12. ola pessoal, tenho uma planta carnívora a 7 meses e a um mês as folhas já estão nascendo pretas o que eu faço.

    ResponderExcluir
  13. Olá,ganhei uma planta Dioneea tem mais ou menos dois meses e estava linda,cresceram varias armadilhas e estava td bem até que começou nascer um caule diferente, soube que era uma flor e que deveria cortar.Pois bem,cortei. Ai depois disso ela começou a ficar murchinha e as nova folhas ficaram fininhas e não abrem armadilhas e as que já tinham,estão ficando enferrujadas,se é que posso chamar assim.Não sei qual o problema,por favor ,podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Minha planta está ficando preta, dois ramos já caíram. Moro na cidade mais úmida do Brasil... Será que é umidade demais?

    ResponderExcluir
  15. Amei a matéria, gostaria apenas que fosse acrescentado imagens das espécies , pois eu quero ter uma mini planta carnívora e não sei como escolher ou qual.

    ResponderExcluir
  16. Oi ganhei uma planta carnívora e ela esta em um vaso bem pequeno gostaria de saber quando troco de vaso e se misturo o musgo com o pó de xaxim ou se coloco só por cima.obrigado

    ResponderExcluir
  17. Oi ganhei uma planta carnívora e ela esta em um vaso bem pequeno gostaria de saber quando troco de vaso e se misturo o musgo com o pó de xaxim ou se coloco só por cima.obrigado

    ResponderExcluir

diHITT - Notícias